terça-feira, 20 de setembro de 2011

Apresentação

As questões sobre o local e o regional têm-se tornado relevantes pela sua actualidade e pela abrangência que representam não só a nível nacional, mas também a nível inter-regional e europeu; ocupam um lugar de destaque no debate, no tempo e espaço, sobre os modelos, processos, actores e acções de desenvolvimento, no estudo das mudanças socioeconómicas dos mais diversos lugares, aldeias, regiões e países.  
Através do seminário “Território, Desenvolvimento Local e Regional” a realizar na Universidade do Minho, em Braga, pretende-se proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre os fenómenos de desenvolvimento local e regional e as suas diversas dimensões. Para tal, foram escolhidos vários temas e perspectivas, atendendo aos impactos do global sobre o local e vice-versa, passando pela participação democrática no desenvolvimento sustentável, a valorização do capital social, as mobilidades, os territórios e sistemas de conhecimento, tendo também em conta as virtualidades e limites do desenvolvimento local. Além disso, questionam-se estratégias de desenvolvimento, nomeadamente o turismo em espaço rural, como sendo uma das respostas para os territórios rurais. Tem-se em conta a diferenciação territorial evidenciada por estudos de caso no sentido de explorar oportunidades e potencializar recursos endógenos e eventualmente captar recursos exógenos, não esquecendo as potencialidades de inovação e inserção dos territórios, pelos seus produtos e serviços, no mercado global.
Não só pelas questões que o desenvolvimento local e regional levanta e problematiza, mas também pelas propostas de intervenção que apresenta, mesmo em contexto de um mundo globalizado, acreditamos que este seminário pode contribuir para trazer alguma capacidade reflexiva através dos temas apresentados e dos seus respectivos intervenientes.   

1 comentário:

  1. Muchas de las cuestiones que se plantea este seminario, son las que trabajan las Ciudades del Arco Atlantico, asi que enhorabuena por esta iniciativa.

    ResponderEliminar